Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Trás-os-Tempos


É hoje muito espaçoso, como decerto já outrora era, o largo fronteiro à igreja do Salvador.
Por ali passou, há uns cento e setenta anos, Camilo. Sem que alguém perceba, saio eu mesmo agora deste presente e observo o romântico mais de perto: juvenil, picado de bexigas, um princípio de bigode femeeiro, o olhar guicho, a pena (de escrever) compulsiva e ligeira.
Depois, cruzo-me com personagens de Novelas do Minho e, viajando sem tropeços graves de Camilo a Dinis, cumprimento Clara, Margarida, Berta, Tomé da Póvoa, José das Dornas, o conselheiro Bernardo, João da Esquina. O Pedro das Dornas, sei-o de experiência própria, tem a voz forte o gesto franco. Ainda há pouco ouvi, em pastelaria local, um jovem agricultor confessando a sua paixão pelo gado que – garantia - todo o seu moço suor justificava.
Percebei. Ando a viver o que leio. Ando a ler o que vivo. Passado e presente confluem, sem incómodo, em mim. E até talvez o futuro caiba, também, nesta equação leitora.
Leio, logo, sei da intemporalidade que a vida verdadeiramente é.
O meu centro do mundo é Trás-os-Tempos.


Ribeira de Pena, já 18 de Março de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem-supra é a do cartaz de "As Pupilas do Senhor Reitor" (1961), filme de Perdigão Queiroga, baseado no romance homónimo de Júlio Dinis.]

2 comentários:

Daniel Abrunheiro disse...

Excelente fusão. O leitor vê o que escre-vês.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Este texto nasceu-me com o último parágrafo, à saída de uma pastelaria local. Tinha estado a esmiuçar Os Fidalgos da Casa Mourisca e vi talvez Margarida (d'As Pupilas) atravessar o largo fronteiro à igreja. Foi naquele largo que Camilo ia levando uma sova, pouco antes de fugir para Vila Real. Coisas de ontem e de agora fundindo-se em Trás-os-quê? Montes, claro. Montes de tempo, montes de tempos.
Bref, fiquei muito contente com "Trás-os-Tempos", Daniel! E ainda bem que gostaste.
Abraço. JJC