Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Beleza e o Avesso


O entardecer em Ribeira de Pena é a minha possibilidade de Manhattan: uma ilha com talvez jazz disfarçado de brisa, um farol ao longe que é, em vez da estátua da Liberdade, a igreja de Santa Marinha, um regato artificial ao fundo da Avenida da Noruega em vez do rio Hudson.
Rodeio a igreja pelo lado do coreto. Árvores nuas são gente desenhada de braços no ar, exultando uma qualquer felicidade local, quem sabe esta absoluta serenidade de um domingo rústico.
É uma forma de felicidade, para mim, tal presente (embora, às vezes, canse).
Bem sei que há um reverso semântico nesta calma doce, tão para mim cheia de poesia. Para os cafés, os restaurantes, o comércio em geral – era preferível o bulício urbano. E até para quem cumpre a contemplação domingueira como um ofício, faz falta mais gente.
De modo que discretamente me deixo afagar pela tranquila luz do lugar, num quase secreto amor pelo silêncio de Salvador entardecido. (Salvador é o nome deste sítio central do concelho.)
À hora em que passeio, sou o único turista bucólico que os meus olhos alcançam. Economicamente, é pouco, é irrelevante. Mas o que aqui escrevo, senhores, tem pouco a ver com economia. Com a paz, sim.

Ribeira de Pena, já 15 de Março de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá meu caro,

Tenho vindo a este blog, lido e relido os textos, ainda que me tenha abstido de os comentar, pois aqui não fazem falta as palavras de incentivo ou de aprovação.

Creio que "as laranjas deprimidas" já acabaram, o que é uma pena. Já me tinha habituado a elas e vou-lhes achar falta.

Uma beijoca
Anabela Guerreiro Mendes

Daniel Abrunheiro disse...

Riqueza, o que aí se passa, portanto.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Anabela, obrigado pelas visitas.
Isso das "laranjas deprimidas", assim dito, parece título de reportagem sobre o congresso do PSD. : )
Beijinho.
JJC

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Daniel, bem-vindo!
E abraço.
JJC

Anónimo disse...

Não tinha visto por esse prisma, mas está bem apanhado, lol.

Anabela

mariadaserraverde disse...

Manhattan metamorfoseada em Ribeira de Pena... consigo idealizar essa simbiose e nessa dimensão concordar contigo...

como saõ tão bonitas todas as tuas palavras JJ

Paulo Pinto disse...

Quando te apetecer variar, tens sempre a opção de descer uns quilómetros Tâmega abaixo e vir visitar a tua outra terra adoptiva, Arco de Baúlhe, e os amigos que cá tens. E um cafezinho da D. Rosa...

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Estou a terminar dois períodos (já) de recolhimento, Paulo.
Volto, depois, ao normal.
Espero, já em Abril, voltar às nossas quintas-feiras futebolísticas.
Abraço!
JJC

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Caríssima Ana,
obrigado pela visita e pela mensagem. Bj.
JJC