Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ribeira de Pena & adrenalina


Teve lugar, neste fim-de-semana, em Ribeira de Pena, uma prova da Taça de Portugal em Downhill.
O evento trouxe animação e muita adrenalina ao concelho.
Quem visita esta terra tem tudo a ganhar, porque se trata de um território formoso como poucos; e a terra, ela própria, ganha com acontecimentos assim, que animam o quotidiano das gentes e dinamizam a economia local.
A cultura e o desporto são decerto antídotos para a tão glosada desertificação do interior. Não serão os únicos, não serão suficientes, mas são comprovadamente bons.
Para a história fica a informação sobre o vencedor: à semelhança do ano passado, triunfou Emanuel Pombo, com o excelente tempo de 2 minutos e cinco segundos.

Ribeira de Pena, já 19 de Abril de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho
[A primeira das imagens-supra foi colhida – com a devida vénia – em http://www.cm-rpena.pt; a segunda é da autoria de Amadeu Borges.]

2 comentários:

Clara disse...

Memória de uma mãe stressada

Pois é, também conheço o Emanuel Pombo, porque, em primeiro lugar, ocupa cerca de 30X50 cm da parede do quarto do meu filho André, louco por bicicletas...; em segundo lugar porque o vi na prova de Tapeus, perto de Soure há umas semanas, na qual o meu filho também participou.

Devo confessar, no entanto, que ver as imagens, nas paredes do quarto ou na TV, de jovens desportistas em poses verdadeiramente acrobáticas em nada se compara com vê-los em 3 dimensões, a cores e ao vivo a descer montanhas por trilhos onde seria impensável passar de bicicleta. É verdadeira aventura de risco e descarga de adrenalina.

Mais impensável ainda se torna quando o jovem que lá vem é carne da nossa carne e sangue do nosso sangue. Tudo se transfigura: a adrenalina dá lugar ao receio, por momentos à aflição.

Concluída a prova, respiramos de alívio, mas os posters do quarto nunca mais serão os mesmos!

Clara

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Eis algo por que dou graças a Deus - a minha filha ser pouco dada a desportos radicais...
Como te compreendo! :)
JJC