Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Novíssima Palavra


Soube, pela televisão, que João Braga fazia 65 anos no dia 15 de Abril. Por esse motivo, foi homenageado na RTP.
O pormenor da data aproximou-me do fadista. Dezoito anos depois da sua chegada ao planeta, cheguei eu próprio, para cumprir também (e, a meu modo, cantar também) o meu fado.
Ao longo da tarde, João Braga recebeu felicitações e, com maior ou menor imaginação, elogios acerca da sua qualidade artística e humana.
Denominador comum, foi sempre a ideia de que este homem se preocupou muito com a defesa e renovação de um tesouro musical a que se chama fado. E de que, sendo verdade que muitos novos cantores chegaram ao sucesso pelas mãos do sexagenário consagrado, nem por isso aqueles viram neste, jamais, qualquer sombra de ciúme ou de desconfiança.
Um dos convidados era um padre chamado João Seabra.
Comentando esta qualidade tão glosada do aniversariante – que eu classificaria normalmente como generosidade -, o padre João Seabra utilizou uma palavra nova, aos meus ouvidos, de que não mais me esquecerei: longanimidade.
Quer dizer: grandeza d’alma.
O João Braga e os seus amigos que me perdoem, mas foi esta a coisa mais bonita do programa: uma palavra novíssima, cheia do melhor que um homem seja capaz de ser e fazer.
Talvez eu andasse há muitos anos à procura de uma palavra assim, uma palavra com alma grande dentro de si: longanimidade.


Ribeira de Pena, já 16 de Abril de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho
[A foto-supra (do padre João Seabra) foi colhida, com a devida vénia, em http://www.ver..pt.]

Sem comentários: