Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Picasso


Picasso olhou a mulher
E avançou com mil palavras
Para dizer (sobre a mulher,
amada de tantos lados)
Seu amor nascente.

Ela hesitou
(duvidando do carácter pluriangular
da admiração).

Não percebes
(perguntou Picasso)
Não acreditas?
Queres que te faça
(insistiu)
Um desenho?

E fez o desenho
Para dizer no desenho as palavras
E o amor (sobre a mulher)
Que as palavras queriam ser.

A mulher sorriu.
De modo sobretudo secreto, sorriu.

O sorriso da mulher queria dizer
(como se o sorriso fosse palavras;
como se o sorriso fosse desenho)
Que a mulher tinha percebido
Tudo
Por todos os lados.


Ribeira de Pena, já 20 de Abril de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho
[Uma primeira versão deste poema foi escrita a 10-05-2000. A pintura-supra é de Pablo Picasso e foi colhida – com a devida vénia – em http://www.alborques.com.]

5 comentários:

Anónimo disse...

É terrível comentar neste blogue. É tamanha a qualidade da escrita que nos deixa sem palavras. E quando, a muito custo, a boca se nos fecha e arranjamos umas simples palavritas, não as consideramos adequadas a nada.
No meu comenta-se muito, vá-se lá saber porquê (lol).

Beijinho
Anabela

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Amiga,
duas coisitas:
1 - obrigado pelas tuas visitas e pela generosidade das tuas palavras.
2- Deixa-nos, aqui, o endereço do teu blogue. Eu hei-de lá aparecer, seguramente, comentando ou não.

Beijinho.
JJC

calendas disse...

É pá, quanto mais leio este poema mais gosto dele. Parabéns.

Tb escusa de publicar este comentário, já parece assédio, lol.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Que bom!

(Estes comentários são um combustível bom para um blogue ainda fresco. Agradeço!)

JJC

PS: Atrevi-me a usar o "tu", por defeito... Talvez seja um abuso. If so, I'm sorry.

Calendas disse...

Abuso, onde? Eu gosto do "tu", até porque não consigo tratar os meus alunos de outra maneira. (Serei sempre sua aluna e aprenderei sempre consigo). Agora já vindo da minha parte, a coisa torna-se mais difícil devido ao respeito, à reverência, eu sei lá. Mas que gostava de tratar um poeta por tu, isso gostava. (Ficava bem no meu CV, não era?)
Já agora, obrigada por ter ido dar uma voltinha lá nos meus "degraus". São de pouca monta, mas entretêm-me. Servem para o que servem (acho que para descer e subir, pois então!). Vá passando por lá, recebo-o de porta aberta. Há 2 ou 3 textos que considero engraçados (não aqueles que comentou).
Vá, beijocas que já incomodei o suficiente.