Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sábado, 10 de agosto de 2013

Apografia 8: O tamanho do mundo


Corri cinquenta minutos sem parar, não contando com aqueles segundos a cumprimentar o amigo Januário, que bicicletava na margem do Choupal.
Corri mais rapidamente, hoje, do que tem sido costume. Senti-me forte, talvez capaz de mais cinquenta minutos.
Às oito e meia da noite, passei pela casa da minha mãe e, enquanto fazia alongamentos, pus-me a olhar para o pomar que há nas traseiras do prédio. Na minha cabeça, tratava-se de um território enorme, onde joguei à bola, comi figos, fui índio e cobói, contei e ouvi segredos, cacei lagartixas – um mundo!
Mas vejo, agora, apenas um acanhado espaço, entalado entre o prédio vizinho e o moderno Lidl que está, aliás, no lugar onde era a minha escola primária.
De modo que, concluo, o mundo diminui com a idade. (A literatura, vá lá, é uma compensação.)

Coimbra, 09 de Agosto de 2013.
Joaquim Jorge Carvalho

[A imagem (consensual monumento do kitsch) foi colhida, com a devida vénia, em http://www.riscadoagiz.blogspot.com.]

2 comentários:

Tétisq disse...

Eu ando com impressão de que, com o tempo, os objectos encolhem mas, o mundo cresce e absorve-nos...
:)

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Entendo (e aceito também) esse modo de ver. Mas creio que a inocência do olhar infantil é, ao invés de uma fragilidade, um poder: o mundo parece maior, a vida parece maior.
Obrigado por aparecer no Muito Mar. Bj. JJC