Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sábado, 17 de agosto de 2013

Apografia 15: Beleza formigável


A minha vida, hoje, passou pela bela praia da Tocha. Céu limpo, mar infinito, uma leve brisa temperando os excessos de sol. Tempo para ver quase duas centenas de gaivotas (a contabilidade é, garanto, razoavelmente segura) viajando, balético-vertiginosas, de norte para o centro da praia, à cata de peixe recém-chegado nas redes.
Regressei a Coimbra por volta das seis da tarde. Às sete e vinte comecei o meu exercício diário: corrida da rua dr. Manuel Almeida e Sousa até à ponte do açude, entrada no percurso do Choupal, continuação até ao hipódromo, regresso pela zona do canil municipal, pausa para alongamentos (observando, de viés, centenas de formigas em filas operárias, num conhecido turno estival), e nova corrida até ao ponto inicial. Quase uma hora de honesto suor.

Ideia para conto: um dia de trabalho de laboriosas formigas. Uma carreirinha segue no sentido de um gafanhoto acabado de morrer. Outra carreirinha regressa, carregando víveres, ao formigueiro. A fila que se dirige àquele gafanhoto devindo comida parece subitamente desorientada: algures no caminho, certa formiga estacou, saiu do alinhamento, estabelecendo grande confusão e, minutos depois, o caos. Uma formiga chefe descobre a causadora da interrupção da rotina e da eficiência. Pergunta-lhe:
- Camarada número 1504, por que diabo de razão saíste da fila?
A interpelada responde, sem tirar os olhos do horizonte:
- Ali ao fundo… veja… há uma espécie de bola de luz caindo sobre o rio…
- E achas isso mais importante do que o nosso trabalho?
- Não sei. Mas é bonito.
A formiga chefe irrita-se:
- Camarada 1504, não sabes que é rigorosamente proibido sair da fila?
A formiga prevaricadora retorque, suspirando, como se chorasse:
- Se eu não saísse da fila, não veria bem isto que lhe mostrei…


Coimbra, 16 de Agosto de 2013.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.molelos.no.sapo.pt.]


Sem comentários: