Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O mistério dos sonhos


Sonhos de novo.
Por várias horas, esteve o meu cérebro ocupado com arrumações: livros, papéis, sapatos, candeeiros, produtos de higiene, material de escritório, ferramenta avulsa, chaves, louça, fotografias, tomadas, extensões para tomadas, lâmpadas. Consigo recordar que se tratava da minha garagem-escritório em Coimbra, mas igualmente me apareceram lapsos da sala de professores de Ribeira de Pena e do Arco.
É à volta do meio-dia que me visto de auto-Freud e tudo se me afigura uma pulsão de viagem e/ou de despedida. À revelia de mim, segundo parece, o meu cérebro revolta-se e sugere (senão anuncia) mudanças.
Tive entretanto tempo para voltar à reflexão. Hipótese segunda: pode tudo também dever-se a esta minha obsessiva necessidade de combater o caos, de perseguir uma ideia (a ideia) de ordem, de cósmica perfeição.
Os sonhos são um mistério quase doloroso e toda a vida me perturbaram. De alguns recordo só farrapos, cenas, emoções, a maior parte das vezes como se acordando voltasse para o lado de cá de uma questão maior por resolver.
De que planeta distante, em nós, vêm os sonhos? Quanto de nós dirão que, acordados, não somos capazes de alcançar? (Divinos hão-de decerto ser porque Deus é, na linguagem humana, um hiperónimo de todos os sonhos. Isto é, o que se vê e o mais que, não podendo deixar de existir, incompletamente percebemos.)
Fecho o caderno e vou corrigir trabalhos de Francês. Sirva a rotina para dar descanso ao cérebro. Agora, em vez de estar sonhando, há apenas frio na vila da minha escrita.

Ribeira de Pena, 16 de Janeiro de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.blogsopramulheres.blogspot.com. Fui “lá” buscá-la, apesar do aviso.]

Sem comentários: