Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carrocel Mágico


O "Carrocel Mágico" nasceu, como eu, em 1963. Coleccionei bonecos desta série que vinham com os gelados da Olá e, num silêncio do outro mundo, acompanhei as histórias oferecidas pela televisão a preto e branco. O que me afiligia mais, pensando bem, a cada nova viagem espectadora, era saber que aquele prazer expiraria daí a minutos.
Também me aconteceu andar eu próprio, como os bonecos da Olá, num carrocel: na Pedrulha, no Choupalinho, em Celas. O mesmo fenómeno, ai de mim, se produzia então: a volúpia era-me incomodada pela noção do fim iminente da volúpia.
Pela vida fora, até aqui, nunca o carrocel de existir se me tornou menos trágico, ainda que sempre reconhecidamente lindo. Coimbra, por exemplo. Quanto falta para nos interrompermos a cumplicidade e a presença d'Agora?
A felicidade é uma breve, avulsa viagem no carrocel mágico. Nenhuma viagem dura para sempre, por muito linda que seja a viagem. A mim, passageiro com um relógio encostado ao coração, isto dói.

Coimbra, 27 de Fevereiro de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho

Sem comentários: