Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sábado, 12 de março de 2011

Inveja, segundo Caneças


No mesmo dia em que, por todo o país, decorria a manifestação da “Geração à rasca”, Lili Caneças aparece na revista “Vidas – Correio da Manhã” (p. 74) perorando sobre o problema maior do Portugal contemporâneo: «a inveja» [sic].
Permiti que contextualize…
Entre outras pérolas filosóficas, a vetusta senhora defende, numa entrevista à “TV 7 Dias” (citada pelo jornalista do CM, Leonardo Ralha), que um reality show envolvendo gente rica terá consequências previsivelmente positivas sobre o povo:

«Se virem pessoas que vivem bem, podem pensar que, se trabalharem, também podem ter uma vida assim.»


Depois, recorrendo ao seu (decerto) enciclopédico conhecimento do mundo, explica que o problema dos portugueses é serem «acomodados e invejosos», ao contrário do que sucede – aprendamos todos! – na Índia:

«Na Índia não há inveja; os pobres acreditam que foi Deus que os fez assim – e não invejam os ricos… Caso contrário, aquela imensidão de gente matava os marajás todos.»


Parece-me perigoso e injusto desvalorizar estas teses da mediática anciã. Com efeito, em vez de andarmos – com textos, manifestações, petições, moções de censura, votos, etc. – a aborrecer os marajás da vida, talvez devêssemos (também) acreditar que é tudo obra do Criador.
É verdade que, de um ponto vista meramente conceptual, a argumentação tem consequências pouco simpáticas para a figura de Deus, assim reduzido (convenhamos) a um sádico de primeira apanha.
Mas, do ponto de vista do quotidiano português, atenção, tem as suas vantagens: assim se salvaguardaria dignamente, talvez, a imagem, a tranquilidade e o bem-estar dos varas, dos mexias, dos bavas, dos loureiros.
E das lilis, claro.

Vila Real, 12 de Março de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A foto foi colhida, com a devida vénia, em http://www.inepcia.com.]

2 comentários:

Paulo Pinto disse...

Não sejas mauzinho com a senhora... Quem é rico e mediático, especialmente sem ter (caso dela própria) feito nada para o merecer realmente deve deparar com algumas invejas! E é verdade que há invejosos q.b. em Portugal. Quanto às suas teorias indianófilas, provavelmente a senhora pediu-as emprestadas a alguma vaca sagrada das suas relações mundanas... Haja compreensão!

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Haja, sim, haja.