Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Feira Medieval e Quinhentista do Arco


Há três anos, o Agrupamento de Escolas do Arco levou a efeito uma “Feira Medieval”, que congregou esforços de alunos, professores e comunidade educativa em geral. Houve música, poesia, teatro de sabor vicentino, autos de fé, torneios de perícia guerreira, gastronomia de outros séculos, guarda-roupa e cenários adequados, música carregada de tempo e religiosidade, dança, frades, cavaleiros, damas e fidalgos, bobos, leprosos, escribas, vendedores, etc.
Retenho dessa mágica empresa certa impressão tão funda e bonita que quase temo anunciar-vos, aqui, a 2.ª edição de um evento assim. Será possível repetir, no presente, a maravilhosa atmosfera daquela festa?
A verdade é que a Feira Medieval (e, agora, também Quinhentista) volta ao Arco. Nos dias 11 e 12 de Junho, portanto, viaja-se livremente na História.
Os arcoenses (eu escrevo assim: “arcoenses” e não “arcuenses”, perdoai) devem estar muito satisfeitos. E eu, que sou “do Arco”, nos termos da minha circunstância humana e profissional, também estou.
Lá irei, de certeza, antecipadamente orgulhoso do brilho que alunos, professores e, enfim, comunidade educativa da minha Escola hão-de conseguir.
Até já.

Ribeira de Pena, 20 de Maio de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho

5 comentários:

Anónimo disse...

Sábado passado tb teve lugar a 2ª edição da "Alta Vila Medieval", orgulhosamente levada a cabo pela minha escola.

AGM

Paulo Pinto disse...

Acho que podemos prometer várias coisas: que esta feira não desmerecerá da outra, que não ficará atrás da primeira em eventos, caracteres, colorido, movimento... e que até poderemos superar-nos em alguns aspectos.
Mas já não sei se conseguiremos repetir a atmosfera, o encanto, a magia... Naquele momento maravilhámo-nos com a descoberta do que fôramos capazes de realizar; agora já dobrámos o Bojador. Ainda assim, se já não formos capazes de nos deslumbrarmos, estou certo de que vamos ainda deslumbrar muita gente.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Paulo, eu estou igualmente certo desse tão provável deslumbramento e sei como tu exemplarmente te empenhas nesta realização.

Força!

JJC

Anónimo disse...

"Será possível repetir, no presente, a maravilhosa atmosfera daquela festa?"

Queria saber o que a idade média teve de 'maravilhosa atmosfera'? as guerras santas? as invasões bárbaras? as mortes na fogueira? as doenças degenerativas?

se tudo isso pra vc faz parte de uma 'maravilhosa atmosfera', então eu tenho q rever meus conceitos...

p.s.: nada contra o evento, acho até interessante e gosto muito de pesquisar a respeito da idade média. mas dizer/pensar que tudo era uma maravilha, eh forçar demais...

a não ser que a 'maravilhosa atmosfera' seja em relação ao maravilhoso, no sentido de fantasia (contos de fada)... se for isso, eu retiro tudo o que eu disse.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Caro(a) Visitante,

peço desculpa pelo atraso na publicação do seu comentário.
Sobre o conteúdo das suas notas: o meu texto não fazia juízos de valor sobre a época. Reportava-se a uma exemplar realização - no presente - que compreende o esforço conjunto de uma inteira comunidade educativa. Era "isso" que aqui importava. A viagem no tempo não significava "tout court" uma homenagem àquela época, evidentemente. Cumprimentos. JJC