Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Ganhar a vida



Durante a manhã, ouvi uma bela reportagem da TSF sobre gente que, cansada de trabalhos pouco estimulantes, de trabalhos sem futuro, ou da falta de trabalho, decidiu apostar em modos menos convencionais de trabalhar e de "ganhar a vida". Denominador comum era a ideia de se perseguir, tanto (ou mais) do que a mera subsistência, a felicidade, o bem-estar, a paz de cada um consigo próprio.
Entre outros, avultava o exemplo de João Quadros (escritor-argumentista que alimenta, com textos por vezes geniais, alguns dos melhores humoristas da nossa praça como Herman ou Bruno Nogueira).
Este autor foi em tempos gestor de recursos humanos numa empresa (isso ou coisa que o valha). Certo dia, durante uma reunião muito grave & séria, pensou na possibilidade de ir - um dia - para a Suíça trabalhar nas vindimas. Subitamente, deu por si a pensar: "E se fosse agora mesmo?"
De modo que pediu para ir à casa-de-banho e não voltou lá.
De acordo com o seu testemunho, João Quadros é, hoje, feliz. Diz que cada um deve fazer profissionalmente aquilo que lhe dá prazer e, sobretudo, aquilo em que acha que é melhor.
Eu decidi ser professor porque acreditei (e, vá lá, ainda acredito) que é neste território que posso ser feliz e repartir com os meus contemporâneos parte significativa das minhas principais qualidades.
Mas já me aconteceu, desde que David Justino foi ministro, e depois a inenarrável Maria de Lurdes Rodrigues, e depois outros, pensar nas vindimas. Talvez um dia peça para ir à casa-de-banho...

Coimbra, 31 de Julho de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.ionline.pt.]

3 comentários:

Patrícia Marques disse...

Eu tenho pensado tanto nisso nestes últimos tempos, que não têm sido nada fáceis! Mas continuo a ser teimosa, o suficiente.....;)

Joaquim Jorge Carvalho disse...

A teimosia, nas pessoas boas (como tu), é uma formosa forma de resistir ao Mal. Apesar dos desabafos, valerá a pena pensarmos que estamos, afinal, do lado dos bons, e que o Futuro também está do nosso lado. Beijinho.

Patrícia Marques disse...

Obrigada. ;) Beijinho