Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Reencontro




Há quinze anos que não o via. Foi em tempos um jogador de futebol a quem, nos distritais de Coimbra, se adivinhavam glórias mundiais. Bom conversador, galã emérito e razoável contador de anedotas, muito brilhava no Café Lusa-Nova perorando sobre desporto, mulheres, férias de Verão.
Quando comecei a jogar no União de Coimbra, ele achava que inevitavelmente eu próprio viria a cumprir o seu anunciado destino (entretanto devindo outra coisa, como por norma sucede aos seres humanos). Na sua previsão, eu acabaria num Sporting, num Benfica ou num estrangeiro.
O melhor de tudo foi eu ter conseguido, com apenas dezassete anos, o direito a fazer parte do grupo mais engraçado do Café. Mais velho que eu dez ou onze anos, o A. deixou-me entrar no seu círculo de charlas, rindo-se das minhas piadas e escutando até em silêncio uma qualquer opinião sobre Eça de Queirós. (Disse-me, certa vez, que era para si um completo mistério isto de eu ler tantos livros e simultaneamente gostar de futebol como gostava).
Soube agora que está há uma década em Tenerife e que aí trabalha na área da construção civil. O seu discurso já soa um bocadinho a castelhano verdadeiro (e não tenho a certeza de que o fenómeno seja inteiramente involuntário). Mantém o sentido de humor e, apesar de a cabeleira já lhe rarear e de o penteado muito ter encanecido, lá continua a mirar a paisagem feminina com a gula de um lobo jovem.
Em verdade vos digo: foi um prazer conversar com este amigo, ali pela manhã quente da Rua Visconde da Luz. Regressa a Tenerife no final de Julho e só voltará à (nossa) cidade em Dezembro, se o patrão deixar.
À despedida, rindo, desejo que não sejam precisos outros quinze anos para nos reencontrarmos. Ele exclama:
- Assim não há-de ser! Coño!

Coimbra, 24 de Julho de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem é de Os Amigos de Alex (no original, The Big Chill), filme de 1983 que Laurence Kasdan realizou.]

Sem comentários: