Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

domingo, 1 de julho de 2012

Um segundo mais


Li no “JN” que o dia de hoje tem mais um segundo. Poupo-me a detalhes técnico-científicos (minúcias relativas à translação e à rotação, e assim-assado). Fico-me pela noção de que, em bom rigor, termos hoje um inteiro segundinho mais de vida.
Pergunta: que farei-faço-fiz com um segundo mais?
Sei que esse segundo não tem um lugar exacto e pré-ordenado no conjunto dos (calculo) vinte e um mil seiscentos e um segundos de hoje. Ganhá-lo-emos (ou perdê-lo-emos) no princípio, algures a meio, ou no fim deste dia único?
Para quem faz do dia uma inevitabilidade pesada e pesarosa, um segundo a mais ou a menos não faz diferença. Mas para os outros (aqui em segredo: para nós) é uma pepita de ouro irrepetível que nos acrescentará de um bocadinho de sol, de música, de poesia, de amor.
Talvez o segundo extra seja o que faltou a Mário de Sá Carneiro para chegar um pouco mais além. E talvez este segundo a menos tenha estado na base do que Thoreau escreveu (dedicado às mui dignas virgens que, por medo ou interesse, adiam o prazer):  Gather your roses while you may”.
Vou, pois, dar uma volta. Está sol em Ribeira de Pena. Viva!

Ribeira de Pena, 01 de Julho de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.hoteldecervaboguinhas.com.]

Sem comentários: