Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Teatro da utopia linda

Apresento hoje à noite, no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, a peça "A Noite de 24 de Abril". O projecto começou num convite, ainda durante o primeiro período lectivo, da Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena, tendo-se desenvolvido, a partir de Fevereiro, com ensaios regulares.
Contei desde cedo com uma querida equipa de actores, constituída por jovens estudantes ribeirapenenses do terceiro ciclo (a maioria dos quais frequenta o 7.º e o 8.º ano de escolaridade). Tive ainda a preciosa colaboração de uma professora já reformada da profissão (mas não da docência), Gabriela Alves.
A preparação de um espectáculo de teatro tem muito de utopia, porque trabalhamos para um ideal de equilíbrio, beleza e perfeição que, como se sabe, não existe - mas que, enquanto ideia (meta), nos guia e nos exige a permanente busca do máximo de nós. Não por acaso, dedico o espectáculo ao herói Salgueiro Maia.
Quisemos celebrar, com esta peça, o segundo aniversário da biblioteca e, simultaneamente, o 38.º aniversário do 25 de Abril. Visto o fenómeno através dos meus olhos, uma coisa tem que ver com a outra, e vice-versa.
Conto com os meus amigos para, no regaço mágico do Teatro, neste espaço magnífico que é o nosso Auditório Municipal (ele próprio um cravo de Abril concretizado), revisitarmos a História. E para, no aconchego digno dos nossos corações e da nossa cidadania, confirmarmos a necessidade de nunca desistir da liberdade e da justiça.
Glosando Sebastião da Gama, "pelo sonho é que vamos".

Ribeira de Pena, 30 de Abril de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho

Sem comentários: