Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Steps Coelho


A minha filha deu-se conta de que tem cada vez menos tempo para praticar desporto. Como alternativa à sua prática ideal (natação, jogging, ténis, etc.), optou por adquirir um aparelho de ginástica. Chama-se "step". O exercício consiste basicamente na ilusão de estarmos subindo uma escada interminável, assim se queimando calorias e peso. Eu não quero aqui debater os méritos desta actividade, mas gulosamente aproveito dela as potencialidades metafóricas. Ora, por obséquio, pensai comigo...
Um aparelho que está fixo, colado ao solo, usado para manter ocupado o corpo e quiçá a mente; um aparelho em que fazemos de conta que subimos uma escada, sem nunca sairmos do mesmíssimo chão; um aparelho básico, repetitivo, cansativo...
Vejo, num pedal, José Sócrates e, no outro, o seu heterónimo - Pedro Passos Coelho. Pedalamos, determinados ou furiosos, sem escaparmos do mesmo sítio.
Na minha exegese, o aparelho não se chama "step": chama-se Portugal, ou, extensivamente, Europa. Nele obedientemente cumprimos a (assim chamada) ginástica de manutenção. Ginástica para mantermos sei lá eu o quê!

Coimbra, 02 de Abril de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.odivelas-lisboa.olx.pt.]

2 comentários:

Paulo Pinto disse...

Excelente imagem, amigo JJ! E brilhante título.
Com toda esta ginástica, queimamos calorias e emagrecemos pela certa. O que não é certo é que ganhemos mais saúde.
Por falar nisso, boa Páscoa e cuidado com as amêndoas (especialmente as falsas, as que nem amêndoa levam)!

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Boa Páscoa para ti e para a tua família, Paulo! (Eu tenho evitado as amêndoas; ando a melhorar a condição física, correndo todos os dias - coisa que avaliaremos na próxima quinta-feira em que joguemos no pavilhão...)

Abraço!

JJC