Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Qual o Plano


Fui jogador de futebol, estudante. Sou adepto do futebol (a verde e branco) e professor.
Sei por experiência própria da importância da liderança, isto é, de termos bons líderes, de sermos bons líderes. Quem cumpre ordens, funções, tarefas necessita de acreditar que, acima de si, há uma visão, uma estratégia, um plano. O que se faz tem, a essa luz, sentido, lógica, razão de ser.
Fui jogador de futebol e, ainda que preferisse jogar do lado direito, apressava-me a correr para a faixa esquerda do campo se o treinador mo pedia. Acreditava que essa era decerto a melhor opção, pois claro.
Fui estudante e, ainda que não gostasse de aulas excessivamente expositivas ou de trabalhos de grupo, cumpria as minhas obrigações discentes. Acreditava que aquele sacrifício, a prazo, daria frutos.
Sou adepto do Sporting e, ainda que me pareça errada contratação de certos jogadores e a dispensa de outros (por exemplo), busco no mais fundo de mim alguns motivos de esperança. Acredito que outros, com mais tempo e competência, pensaram no assunto e escolheram o caminho certo.
Sou professor e sei que, mais do que obrigado a ser sempre popular, estou obrigado a conduzir os meus alunos pelos caminhos mais correctos e produtivos. Acredito que o processo e os frutos do processo são justos e bons.
No domínio da religião, deve haver um semelhante contrato de confiança entre criaturas e Criador.
Como, fora de catecismos convencionais, gosto da ideia de Deus, interrogo-me não poucas vezes sobre a visão, a estratégia, o plano que o Grande Autor tem para a minha pobre personagem. Sei tão pouco desta minha narrativa!
Olho para trás e pergunto: e agora? Para que foi isto tudo? Para que é isto tudo? Como se conclui, senhores, esta diegese pessoal?

Dito isto, vou correr. Coisa mais fácil, hoje: está um dia chuvoso, de temperatura amável. Também enquanto corro a minha vida se escreve.

Coimbra, 01 de Agosto de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A foto foi colhida, com a devida vénia, em http://www.praia-de-mira-com.]

Sem comentários: