Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conhecer para Ver


O melhor entrevistador da rádio portuguesa chama-se Carlos Vaz Marques. Ouvi-o hoje, pelas dezanove e picos, no programa “Pessoal e Transmissível”, a entrevistar um sábio – José Hermano Saraiva.
Retive, entre outras pérolas do quase nonagenário, esta maravilha:
«Muita gente diz: “Só se conhece o que se vê. Eu acho o contrário – só se vê verdadeiramente o que se conhece.”»
Amen, Professor.

Coimbra, 12 de Agosto de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A foto foi colhida, com a devida vénia, em http://www.alma-algarvia.blogspot.com.]

4 comentários:

Rosa Miranda disse...

"Ver" e "Conhecer"/"Conhecer" e "Ver"...enormíssima complexidade entre o que está antes ou depois e, sobretudo, a simplificação do "olhar" com dificuldade de "ver"...
Um Abraço Amigo, Solidário e Cúmplice na procura de uma visão clara sobre a sombra e o sol da Vida!

Joaquim Jorge Carvalho disse...

"Sombra" e "sol" - eis aí um (também)excelente par semântico, cheio de potencialidades.
Obrigado por vires ao Muito Mar, caríssima amiga.

Paulo Pinto disse...

José Hermano Saraiva sempre me fascinou. Lembro-me como se fosse hoje dos primeiros programas que ele fez na TV, nos finais dos anos 70. A forma sugestiva e empolgada como apresentava temas de História de Portugal deixava-me colado ao ecrã. Gravei muitos programas dele em VHS. É certo que foi e é um salazarista, um pouco misógino também, nem sempre rigoroso nas afirmações que faz (muitas são especulações). Nos meus tempos de estudante de História, todos os bem-pensantes escarneciam dele. Mas, apesar de todos os seus pontos fracos, sempre o defendi: sabia cativar como ninguém e interessar as pessoas pelos assuntos da nossa memória colectiva. E, de facto, tem um dom excepcional de expressar por palavras a sabedoria que a idade lhe deu.
Acabo de apontar essa frase para não a esquecer! Um abraço.
P.S.: E sim, o «Pessoal e transmissível» é uma preciosidade da nossa rádio. Há muito que não escuto, até estou surpreendido que ainda exista. Na RFM, se não estou em erro?

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Caro Paulo,
estamos (uma vez mais) em sintonia.
(Nota: o "Pessoal e Transmissível" faz parte da grelha da TSF.)

Abraço!