Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ofício intelectual


Um amigo lança-me a provocação:
- O problema deste país é haver muitos intelectuais.
Respondo:
- É um problema haver quem diga que ser intelectual é um problema.
Ele volta à carga:
- Não me lixes, pá. Que faz um intelectual, hã?
Eu não estou à espera de uma pergunta tão radical e levo dois, três segundos a retorquir. Consigo-o, enfim. E, como o enunciado me agrada, (e)levo-o a texto blogável.
Respondo:
- O trabalho do intelectual consiste no esforço de arrumação lógica e dinâmica da informação e do conhecimento.


PS: O meu amigo, atenção, não se ficou. Disse-me ainda: "Tá bem, abelha!"

Coimbra, 24 de Agosto de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[Foto JJC]

2 comentários:

Paulo Pinto disse...

Hoje não seria possível construir uma Capela Sistina, um Taj Mahal, uns Jerónimos. Para quê construções tão belas e ornamentadas, que custariam rios de dinheiro? O que ficará de nós, em termos de grandiosidade, vão ser viadutos de betão e torres de escritórios. Coisas práticas, com funcionalidade imediata.
A mesma lógica determina que os intelectuais sejam desconsiderados. Nunca teria havido um Sócrates (o antigo) ou um Kant.
É claro que, às vezes, também há inúteis ou preguiçosos querendo fazer-se passar por intelectuais... É a vida.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Muito justo (as always), Paulo.
Abraço!