Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bom Professor


Por enquanto, eu não duvido das boas intenções do novo ministro da Educação, Nuno Crato. Mas confirmei ontem, durante a sua reunião com deputados dos vários partidos, que se trata de um voluntarista pouco preparado e, em vários domínios, com ideias comprovadamente erradas. Confunde, por exemplo, classificação com avaliação e instrução com educação. A sua obsessão com exames, que dava um bom boneco em pseudo-debates televisivos, afigura-se coisa pobre como programa de governo.
Ocupo-me, para já, da sua noção de “bom professor”: aquele que - cito, obviamente, de cor - é capaz de apresentar melhores resultados escolares, elevando os conhecimentos científicos e as capacidades dos seus alunos, no contexto de um determinado quadro programático-curricular. A esta luz, medir-se-á a qualidade do professor apenas pelos resultados escolares dos respectivos discentes (aqui comparecendo os amados exames).
Ora, alunos e professores sabem que esta ideia do senhor ministro está incompleta. Porque ser professor é “isso”, sem dúvida, mas é também (e muitas vezes sobretudo) muito mais do que isso. E quem não perceber esta nuance quase nada percebe.
Se Nuno Crato tiver a humildade dos sábios, que passa muito por reconhecer a ignorância (ou a incompletude do que conhece-sabe), ainda vai a tempo de ser um bom ministro.

Coimbra, 03 de Agosto de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem (Michelle Pfeiffer num filme de 1995, Mentes Perigosas), foi colhida, com a devida vénia, em http://www.cinemahistoriaeducacao.com.]

1 comentário:

Paulo Pinto disse...

Este Governo, todo ele, caracteriza-se pela juventude (Nuno Crato é o mais velho, com 59 anos, mas eu gostava de ter o aspecto dele quando e se chegar a essa idade...) e por um voluntarismo quase iconoclasta. Depois do que tivemos durante muitos anos, etiquetas partidárias à parte, é uma lufada de ar fresco (parece mais uma nortada). Pode ser que a montanha vá parir um rato, ou que em breve caiam em desgraça pelos erros acumulados. Espero que não. Embora obviamente "verde" nalgumas ideias, o ministro traz pelo menos convicções temperadas por um estilo dialogante. Merece uma oportunidade e vai tê-la. Oxalá que a aproveite para deixar uma marca positiva sobre todos nós. Façamos figas.