Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sábado, 6 de agosto de 2011

Motor


Os carros envelhecem, degradam-se, avariam. Como as pessoas. Como tudo.
O meu irmão Emanuel e o sogro, sr. Avelino, ofereceram-me esta manhã de sábado e, durante mais de três horas, trataram da minha tão usada carrinha: filtro de óleo, filtro de ar, óleo, plaquetes de travões.
Esparsamente, eu e o meu sobrinho David colaborávamos - ligando uma ficha à tomada mais próxima; trazendo ferramentas, panos de limpeza, etc. Aproveitámos para conversar.
O David é um rapaz muito curioso e muito vivo. Adora automóveis e motos. Quer saber tudo sobre mecânica, electricidade, combustível, modelos e marcas, técnicas, velocidades.
Aí pelo meio-dia, demos por nós a explorar o mundo mágico das metáforas. O David falou na idade da Nissan Primera, eu falei na minha própria velhice. Disse-lhe: "A carrinha é como nós, David."
O David perguntava: "E onde estão as pernas dela?"
Eu: "São as rodas."
"E os olhos?"
"São os faróis."
"E o sangue?"
"O óleo, o gasóleo."
Ao fim de muitas perguntas e respostas, tínhamos construído já uma divertida alegoria. Fiz-lhe, a dada altura, um teste:
"E o motor - o que é, David?"
O meu sobrinho, dominando bem a lógica da metáfora, respondeu imediatamente:
"É o coração, claro."

Portanto: fui tratar da vida da minha carrinha, hoje. Que a morte é não haver motor.

Coimbra, 06 de Agosto de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho

Sem comentários: