Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Liga vs. Federação (nova versão)


O desconforto, finalmente tornado público, de José Durão Barroso face ao desprezo com que Alemanha e França tratam a Comissão Europeia, em matéria de grandes decisões, fez-me recordar um programa de televisão em que Valentim Loureiro contracenou maravilhosamente com Gilberto Madail. Recordo-vo-lo.
Gilberto Madail era presidente da Federação Portuguesa de Futebol; Valentim Loureiro era o presidente da Liga Portuguesa de Futebol. Hierarquicamente, Madail era superior de Loureiro. Na prática, Loureiro mandava em tudo quanto de importante se passava no futebol português.
[Parêntesis: hoje, por força de determinações da UEFA e da FIFA, a ordem "normal" das coisas está em vias de ser reposta...]
Em certo programa de televisão, Gilberto Madail queixava-se da falta de consideração do governo da altura que, dizia o presidente da Federação, não lhe ligava nenhuma. Com ar bonacheirão, Valentim Loureiro aconselhou então calma ao expoente federativo e assegurou-lhe que, poucos dias antes, havia tido importantes conversas com eméritos governantes, decisivas para solucionar os momentosos problemas do futebol em Portugal. Madail, humilhado, queixou-se amargamente de nada lhe haver sido comunicado (quer pelo governo, quer pelo major Valentim Loureiro). Generosamente, o presidente da Liga prometeu-lhe que, logo que tivesse tempo, lhe faria chegar a informação mais elevante sobre os assuntos tratados.
Ora, na actualidade europeia, percebe-se muito bem que Durão(?) Barroso faz de Gilberto Madail e a dupla Sarkozy/Merkel faz de Valentim Loureiro.
Paciência, senhor José.

Ribeira de Pena, 05 de Outubro (viva a República!) de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.caboraso.blogspot.com.]

Sem comentários: