Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

2 Poemas do (meu) Milésimo


1. Falta de Mar

Aqui
O voo dos pássaros são ondas
Mas não há mar.

A distância tem a profundura dos oceanos
Mas não há mar.

O verde a sul da lua são algas boiando
Mas não há mar.


Se aqui houvesse mar
Em vez deste poema eu faria
Um barco.


2. Rios aqui

Os rios (sabe-se) correm para o mar.

O mar (aqui) não se vê
Mas existe.

O limite dos meus olhos é ainda o rio
Mas havendo fé no olhar
O limite é o mar.

O mar é o que há para lá do que vejo
Uma espécie de Deus
No meu poema.

Em mim escrever é sobretudo uma forma
De acreditar.
Não acreditar é uma modalidade de inferno
Mas escreve-se também.


Ribeira de Pena, já 04 de Junho de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho
[Uma primeira versão destes 2 textos foi escrita em 1996, integrando o volume de poesia Milésimo de Torga. Foto JJC.]

Sem comentários: