Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Foste aumentado. Ai, não, desculpa - era engano


Telejornal das vinte horas. A notícia fala de um erro da Câmara Municipal de Setúbal que, em 2009, terá aumentado indevidamente cerca de 400 funcionários. O aumento foi, segundo percebi, de 40 Euros (mais ou menos). A Inspecção das autarquias exige que os trabalhadores devolvam um total que pode chegar, de acordo com testemunhos, a dois mil Euros. As pessoas, entre incrédulas e revoltadas, falam da impossibilidade de fazer face a esta "dívida" (de que não têm, note-se, culpa alguma). Para já, o vencimento passa de (creio) cerca de 620 Euros para cerca de 580. Um dos ex-beneficiários do aumento quer desabafar perante o jornalista e, devido a soluços e lágrimas, não consegue. Lá atira, numa espécie de sussurro, que não pode, que não consegue, que tem dívidas. Ao falar das dívidas, parece tapar o rosto, talvez com vergonha.
Passa-se tudo num país chamado Portugal. O mesmo país em que há certos públicos e certos público-privados a ganhar, mensalmente, mais de cinco-dez-quinze-vinte mil Euros.
Um país com o coração e a noção de decência daquele triste sadino arrepiaria caminho - ou, pelo menos, faria como fez o trabalhador: taparia, com vergonha, a puta da cara.

Ribeira de Pena, 01 de Março de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.futebolvsmulher.blogspot.com.]

2 comentários:

RMiranda disse...

Quem me dera ter o fácil dizer de aprovação...: mil vezes "Like"...para uma revolta que também é minha, que também é nossa, que também é de muitos silenciosos, silenciados...
Gostava tanto de Te ouvir onde mais Te ouvissem...

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Se, nestas coisas em que somos cúmplices, te ouvirem, eu também sou ouvido. Beijinho.