Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

domingo, 25 de março de 2012

Três notas infelizmente actuais


1.
Corrigi-me se estou errado. A maior parte dos portugueses, sobre os políticos que nos têm governado, diz: “São todos iguais.” Creio que a voz do Povo, às vezes, é mesmo a voz de Deus.
Ouvi, há alguns dias, o senhor primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, explicar candidamente que a subida dos combustíveis era aborrecida mas insusceptível de intervenção governamental – porque, sublinhou, as regras em curso eram as que estavam "na lei". Curiosamente, esse raciocínio não o impediu de privar trabalhadores dos subsídios de férias e de natal.
Agora, não sem espanto, ouvi a mesma personagem a insurgir-se contra a oposição que reclama melhores pensões e menos impostos. Exortou esses “irresponsáveis” a dizerem claramente onde arranjariam eles os meios para tal e como acomodariam a despesa (ou perda de receita) no presente orçamento. Ora, isto foi exactamente o que o ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos (quando o primeiro-ministro era o mesmo de agora, só que com o nome de Sócrates), gritou na Assembleia da República, numa das suas últimas intervenções.
A política é (ou parece), de facto, nesta contemporaneidade esponjosa e lamacenta, um nojo.

2.
Deixai que fale agora de outro (?) assunto. A ética é muito importante. Deveria ser ensinada e cultivada desde cedo, na família, na escola básica e secundária, nas universidades, nas empresas. Há, como se vai vendo, gente absolutamente impermeável ao conceito e valor dessa ideia essencial. E é um problema nacional quando gente assim chega a lugares de poder. Pior ainda se, para além de desprovida de ética, esta espécie de indivíduos desconhece uma outra coisa chamada pudor. Quando isso acontece, o mundo tende a tornar-se um lugar irrespirável.
Se este texto fosse mais extenso, talvez me pusesse a falar do meu país. Ou, sei lá, do Zaire. Mas não.

3.
Morreu Antonio Tabucchi, autor de boa literatura, amante de Pessoa e da Língua Portuguesa. Lamento a sua partida. Vivam, lendo-se, os seus livros!

Ribeira de Pena, 25 de Março de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem (fotomontagem com Tabucchi e Pessoa) foi colhida, com a devida vénia, em http://www.estrelabinaria.com.]

Sem comentários: