Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Tempo de chegar, tempo de partir


Na praia de Machico, é normal estar-se olimpicamente sobre a toalha, com o Atlântico em frente, e testemunhar-se a momentânea interrupção do azul celeste por um avião que levantou de Santa Cruz ou se prepara para aí aterrar. Nas últimas semanas, o característico vento tem condicionado partidas e chegadas com desusada frequência, mas qualquer acalmia exponencia a renovação do movimento aéreo – e a imagem de aviões chegando ou afastando-se faz parte, sem espanto ou drama, do quotidiano local. 
Um madeirense experimentado em voos reiterou-me a importância dos protocolos de segurança: é essencial aterrar e descolar num quadro rigoroso de regras técnico-legais, de forma competente e sempre que é oportuno. Sem o verbalizar ali, dei por mim a pensar que também nas nossas relações sociais é crucial aterrar e levantar voo nos momentos certos. Na profissão, nas conversas de Café, nas reuniões familiares, há aquele instante em que ficar pode ser um perigo (de aborrecimento, de discórdia, de zanga) e partir pode representar um maravilhoso tratado de profilaxia. 
Dito isto, sabei que escrevo o que escrevo em contexto de razoável felicidade e paz. Está-se aqui muito bem. (Olha, outro avião!) 

Machico, 16 de Agosto de 2018. 
Joaquim Jorge Carvalho 
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.visitmachico.com.]

Sem comentários: