Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Mestre João & Senhora Maria



A 22 de Agosto, os meus sogros casaram-se na igreja de Machico. Em Junho de 1961, nasceu a MP, que haveria de se tornar personagem principal da minha vida.
Mestre João, meu sogro, fez da celebração desta data um marco familiar: de 1985 em diante, fiquei a saber que era dia de filhos e netos se reunirem ao casal para missa, à tarde, e depois jantar de festa, normalmente com música (graças ao talento dos filhos, quase todos exímios no canto e no manuseio de instrumentos musicais como a viola ou o acordeão). Com o tempo, eu próprio me associei ao momento, com pontuais incursões pela poesia, que a família, generosa, não desprezou. 
Claro que, com o falecimento de meu sogro e de dois de seus filhos, bem como da emigração de um terceiro, a festa não é já igual. Não obstante a presença de novas personagens (filhos dos filhos do casal fundador), há uma inevitável sensação de incompletude à mesa. Para sempre. 
Mas eu aprecio que se mantenha o ritual antigo – reunião de familiares, missa, jantar, talvez música. Enquanto houver família, a Morte não ganhou. À senhora Maria, parte visível dos noivos de 1960, ergo o meu copo e saúdo o maiúsculo Amor. 

Machico, 22 de Agosto de 2018. 
Joaquim Jorge Carvalho
[Foto de Carolina Ornelas]

Sem comentários: