Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

terça-feira, 19 de março de 2013

O reverso da gratidão


Partindo do princípio (um pouco cómico, convenhamos) de que os nossos políticos têm consciência e coração, deve haver – julgo eu – muita gente da classe a sofrer de insónias e remorsos.
Espanta-me sempre a facilidade como alguns destes profissionais das eleições desvalorizam publicamente o trabalho e o valor dos professores. Bem sei que muitos deles, desde o aviário jotinha ao poleiro sénior, se habituaram a obter certificados e cargos sem esse pormenor incómodo de verdadeiramente terem de estudar. (Vergonha para alguns indignos professores e instituições que, por razões de mercearia pessoal ou corporativa, tão tristemente se venderam…)
Mas há decerto quem, na classe política, tenha estudado a sério. Quem reconheça num certo professor a importância que teve na iluminação da própria vida. Quem perceba em certo mestre (algures pelo ensino básico, ou secundário, ou universitário) o mérito, a generosidade, o heroísmo, a dedicação…
Como conseguirão alguns políticos dormir depois de, com as piores palavras ou os piores silêncios, com os mais vis actos ou as mais vis omissões, terem contribuído para a degradação da imagem e estatuto dos professores? Como?


Ribeira de Pena, 19 de Março de 2013.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www. impalastrunk.blogspot.pt.]

Sem comentários: