Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

domingo, 3 de julho de 2011

A razão que gera


Na arrumação lenta de livros, discos, cartas, papéis vários, dou de caras com um postal de Natal de 2003. Trata-se de uma missiva artesanal, muito bonita em sua singeleza, que a minha cunhada Guida nos enviou. Desejava-nos simplesmente "Um Natal com muita alegria". Subscrevia também o texto a irmã, a muito querida Lina.
Dentro do postal, encontro um papelinho com um coração vermelho sobre um globo amarelo. À volta, noto ainda um círculo branco. Uma legenda explica a imagem: "Aliança do Amor para todos."
No verso do papelinho, há ainda duas mensagens manuscritas (uma perpendicular à outra). A primeira que leio é de cariz técnico: "Mensagem e desenho de João Ornelas. Impressão de Alberto." A segunda é o meu sogro, ainda com fôlego para andar pelo mundo, a falar-nos:
"Unidos para construir. Eis a razão que gera o Amor."

Na assinatura, leio ainda: "São os votos de Maria e João."
Para quem não está por dentro dos meandros da minha família madeirense, "Alberto" é um dos amadíssimos filhos do meu sogro. "Maria" é o nome da sua mulher. Em quatro linhas, este homem sentiu necessidade de incluir, à roda do seu nome verbalizado, outra gente para além de si, próxima de si. Ora, isto não é um acaso, asseguro-vos. Tem que ver com a sua inteireza. É coisa consubstancial à ética do amor.

"Unidos para construir", disse/diz o Mestre João.

Ribeira de Pena, 02 de Julho de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho

Sem comentários: