Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Legislação laboral


Com José Sócrates ao longe rindo-se de nós todos, o novo governo esforça-se por tornar, com medidas d'além troika, o anterior governo quase simpático.
Dizia-se de Passos Coelho que era um feroz neoliberal como nunca se vira no PSD. Eu desconfiei, prudentemente, deste rótulo antecipado. Et pourtant...
Um jovem Secretário de Estado do Ministério do Emprego foi à Assembleia da República anunciar terríveis me(r)didas na área da legislação laboral: vai ser mais fácil e mais barato despedir os trabalhadores portugueses. Explicou, com generosa bonomia, que se tratava de tornar mais flexível o mercado de trabalho.
Ouvi tanbém na rádio um economista importante lembrar que em Portugal o problema está nos "custos do trabalho". Custa a pagar "tanto" aos portugueses e, depois, custa "tanto" despedi-los.
Ocorreu-me esta possibilidade: se optássemos (pelo menos no funcionalismo público) pela escravatura? Mais barato não haverá, senhores.
Aqui está uma solução que os neoliberais ainda não aventaram (pelo menos em público). Ofereço-vo-la.

Coimbra, 28 de Julho de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.betaolemela.blspot.com.]

4 comentários:

Cedenir Haas disse...

Passei horas clicando em "próximo blog" (algo de bom deverá surgir)... e os deuses do acaso mostraram-me o teu blogue. Gostei muito. És um poeta.

Basta de garimpar. Agora é seguir.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Obrigado pela visita, Cedenir.
"Garimpar" é um belo conceito. Seguir, sim, portanto, mas garimpando...

Abraço!

JJC

TELMO BÉRTOLO disse...

Oh, Companheiro, já caminhamos para isso! Mas eu, confesso, não tenho nenhuma vocação para escravo!...

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Bien sûr, cher Ami.

(Já eu me pergunto se tenho vocação para "contemporâneo", tout court...)

Abraço.

JJC