Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Apocalypse Now


Um homem sai da reunião com colegas "relatores" (responsáveis pela avaliação de outros colegas) com um aperto no estômago. Saem todos com o mesmo ar preocupado, resignado, triste.
Tem-se hoje a certeza absoluta de que a avaliação de desempenho (esta avaliação de desempenho) é um monstro. De que maldades, injustiças, incongruências, absurdas loucuras e porcaria em geral saem, fétidas, de muitas horas e quilómetros de burocracia. De que, curvados pela necessidade de pagarmos a mercearia do nosso quotidiano, somos involuntários cúmplices do Horror.
Parabéns a Sócrates, a Maria de Lurdes Rodrigues, a Valter Lemos, a Isabel Alçada, etc. que assim conseguiram ferir de morte (e, creio eu, para sempre) uma profissão nobre e limpa! (Pergunto-me se o modelo de avaliação - este ou o anterior - não terá sido fabricado, em fim-de-semana divertido, por professores e alunos compinchas da Universidade Independente...)
Demito-me de mim, acho eu.
Professor? Sei lá.
Ainda aqui ando (pelas razões, supra-ditas, da mercearia pessoal). Essa é que é essa.
Mas não estou verdadeiramente cá, senhores. Sou um fantasma. Tenho nojo do que somos. Daquilo em que nos tornámos.

Ribeira de Pena, 11 de Julho de 2011.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem (do filme Appocalypse Now, de Coppola) foi colhida, com a devida vénia, em http://www.cinemacomlucy.blogspot.com]

4 comentários:

Paulo Pinto disse...

De facto este processo é um abcesso purulento, não só pelo que é em si mesmo mas também pela maneira como o retorcemos e viciamos. Está provado que os pares (pelo menos os pares próximos) não são as pessoas certas para a tarefa, isto é, se é que a tarefa tem algum sentido sequer. Pior, este processo tem o condão de fazer vir ao de cima hipocrisias, insensatezes, oportunismos e outras nobres qualidades.
E andamos nisto, os que querem e os que não querem, em vez de fazermos o que é suposto os professores fazerem. Como o bom é inimigo do óptimo, teremos que nos conformar com a inevitabilidade de processos deste tipo. Oxalá o falhanço deste sistema seja reconhecido e lhe façam uma revisão de alto a baixo.
Um abraço dum relator também enjoado de tanto relatar.

Anónimo disse...

Orgulho-me por ser teu Colega, Paulo! E viva a limpa lucidez!

JJC

nuno disse...

Mas um dia destes...
"I love the smell of napalm in the morning ... smells like victory."

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Nuno,

I wish you were right!

Abraço.