Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Momento

Escrevo a meio da manhã, após haver terminado de preparar uma oral de Francês. Como tantos portugueses, sofro hoje a ansiedade que há antes dos grandes momentos: mais logo, Portugal defronta a Espanha e, se ganhar, vai à final do Euro. Bem sei, daqui a uns dez anos esta circunstância não terá importância alguma; mas eu sou um ser do presente, vivo à medida dessa condição estreita. Este é o Momento.
Calculo que Deus, Romancista absoluto, já escreveu esta história. Dono conhecido de todas as analepses e prolepses, já saberá o divino Autor, neste preciso instante (que a mim parece só o presente), tudo quanto aconteceu na euro-narrativa.
Gosto excessivamente de futebol, confesso. É aliás essa a minha forma habitual de gostar (seja do que for). Por isso dou tanta importância aos jogos em que entra Cristiano Ronaldo: nele percebo um génio do meu tempo aproximar-se daquilo a que - falando de bola, relvado e balizas – se poderá chamar a maiúscula Perfeição. Vejo-o evoluir numa partida como se visse Cesário descobrindo a música certa para uma quadra, ou Pessoa oferecendo um espelho inteligente à humanidade ocidental. Depois, o facto de haver esta coincidência de sermos portugueses (e de ainda haver portugueses, não obstante os mercados) contribui para a excelência deste Momento.
De modo que alinharemos assim: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão, Miguel Veloso, Raúl Meireles, João Moutinho, Dani, Hugo Almeida, Cristiano Ronaldo, eu, a MP, a VL, etc.
Lá estarei, no Ali Babá, morrendo com a MP a cada jogada por nós ou contra nós. Hei-de ser o mais glorioso (e orgulhoso) alienado do planeta, de certeza.
Ganhe ou perca. Deus Narrador lá saberá.

Ribeira de Pena, 27 de Junho de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.atelevisao.com.]

Sem comentários: