Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Xadrez da Inteligência


A Escola Básica do Arco de Baúlhe vai ter xadrez na Biblioteca.
Lembro: já houvera, antes, na Escola, um Clube dedicado a esta ginástica intelectual; agora, será uma das actividades disponibilizadas na Biblioteca.
Promovida pela bibliotecária, a colega Rosário Mendes, aos professores colaboradores da Biblioteca foi oferecida uma sessão de esclarecimento sobre o xadrez. Compreenda-se o objectivo: se os docentes estão ao serviço, em certas ocasiões, da nossa Biblioteca, natural será que dominem, entre outras competências, alguns segredos da arte xadrezística.
O professor Paulo Pinto - generoso visitante deste meu blogue - conduziu, com clareza e brilho previsíveis, a sessão. Eu, que já sabia um bocadinho do assunto, aprendi muito!
No devir da sessão, dou por mim a reflectir: não se ganharia também em que, como noutros países, se tornasse obrigatória a prática do xadrez, pelos nossos alunos, nas escolas do 1.º ciclo (e nas seguintes)?
Estou a pensar em benefícios óbvios, amigos: hábitos de concentração, desenvolvimento do raciocínio, reforço do sentido de perseverança, etc.
Pertinente, n'est-ce pas?

Ribeira de Pena, 25 de Novembro de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho

Sem comentários: