Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Apóstolo urbano



Desde menino que me impressionou aquela ideia, aprendida na catequese, de que os apóstolos de Jesus eram gente comum e que o seu poder retórico-oratório decorria, sobretudo, de uma graça divina sobre eles descendo no momento de cada discurso.
Gosto da poesia que há nessa noção.
Tenho eu próprio sido abençoado, aliás, com esse poder misterioso, que gratamente uso na oralidade e na escrita. Não é certo, contudo, que só a graça divina seja capaz de provocar enlevos e encantamentos. O ouro lado igualmente produz enunciados lúcidos e amáveis.
Colecciono exemplos desta magia que há, por vezes, no uso da palavra.
Há um mês, mais ou menos, assisti a uma cena triste e feia: um homem, numa estação de correios, insultava uma funcionária, por alegadamente esta não ser competente. Todos quantos assistiram ao episódio perceberam que o homem nem sequer tinha razão. Eu e outro cliente, durante a altercação, chegámo-nos para junto do o balcão, no sentido de prevenir qualquer acto mais violento, que felizmente não chegou a concretizar-se. E, entretanto, o potencial agressor retirou-se, rosnando ameaças.
Quando eu estava a ser atendido, a vítima dos insultos passou por detrás da colega que me atendia. Eu disse-lhe (por não ter sido capaz de nada lhe dizer):
- Talvez a senhora não precise do que eu lhe vou dizer. Preciso eu. Tenho vindo aqui muitas vezes. E quero garantir-lhe que a senhora não é incompetente. Pelo contrário, é sempre muitíssimo competente e educada.
Ela agradeceu-me, primeiro com um sorriso, e depois, à minha saída, com um cumprimento sussurrado. Acho que estávamos ambos, então, felizes.
Sumário: fiz a minha obrigação, dizendo a coisa certa na altura indicada. E, sabe-se lá, talvez tenha feito uma amiga.
Pensando agora no assunto, creio que a palavra, quando bem utilizada, faz de nós apóstolos de bem. Ou apóstolos da beleza.

Coimbra, 14 de Abril de 2014.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.esbocandoideias.com.]

Sem comentários: