Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Aniversário - 3 notas


1
Hemingway dizia que, se for só para lembrar os azares da vida, o melhor é embebedarmo-nos, ao invés de fazer literatura.
Eu hesito, por isso, em falar da minha envelhecida idade, neste 15 de Abril que em mim se repete há 51 vezes. Mas, como se vê pela mancha já composta, acabo por escrever. Adiante.

Para dizer o quê?
Para dizer que vale a pena celebrar a vida vivida e a que houver para viver.
Para dizer que estou bastante usado, mas mantenho a alma razoavelmente limpa.
Para dizer que amo a minha família e os meus amigos.
Para dizer que, embora possa ter mau feitio e me custe esquecer as canalhices e as infâmias, sou leal. 
Para dizer que sonho com um mundo melhor para a minha filha, os meus sobrinhos e os meus alunos.
Para dizer que os melhores versos e as melhores histórias da minha literatura estão por nascer.
Para dizer que o sol teima em brilhar, apesar de consabidos entardeceres sempre à espreita.
Para dizer que aqui estou ainda.
Para dizer que aqui sou ainda.

2
O futuro, por ser incerto, a Deus pertence.
O passado, por ser de todos, a ninguém pertence.
O presente é de quem o apanhar.

3
Tenho este instante que passa
Vendê-lo? Nunca. Dá-lo? Não.
Mas partilho-o de graça
À mesa do coração.

Coimbra, 15 de Abril de 2014.
Joaquim Jorge Carvalho

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro amigo,
que tenhas um excelente dia de aniversário.
Um grande abraço!
Vítor Santos

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Abraço, Amigo!

JJC