Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Decência zero



[Nota: Este texto usa linguagem que pode ferir os espíritos mais sensíveis.]

Ler as notícias na net tem, como tudo, vantagens e desvantagens. Eu, se pudesse escolher, optaria sempre pelo papel - a letra impressa nas árvores, o corpo do texto tocado por dedos simultâneos aos olhos. Adiante, não é disso que quero falar.
O pior que há nos jornais netlidos é a inevitabilidade de convivermos com alguma da escumalha mais estúpida e bestial do planeta: gente inimiga da inteligência, do bom senso, das boas maneiras, da gramática, da ortografia.
Falo dos “leitores/comentadores”. São criaturas que não se dispensam de opinar sobre futebol, jogos olímpicos, economia, saúde, justiça, educação, moda, literatura, segurança, história, televisão, filosofia, sexo, automóveis, ecologia, aborto, adopção de crianças, desaparecimento de Maddie, casamento de Luciana Abreu, medula óssea para o filho do Carlos Martins, situação na Síria. Etc. Etc. Etc.
Ontem, perante a notícia catastrófica dos quinze mil professores que ficam com “horário zero” (e o pressuposto de mais uns vinte mil contratados para ficarem para sempre afastados do ensino), eufóricos energúmenos aplaudiram. Um deles (e traduzo para Português, a bem da decência) escreveu:
Não percebo esta preocupação com gente que ganha 3.000 Euros por mês e tem 5 meses de férias.”
Perante tais excrementos (isto é, opiniões revestidas a escarro e merda), que há senão a resposta asseada do silêncio?
Toma lá, pois, o meu silêncio, ó estimável cabrão ignorante!

PS (ainda antes do silêncio prometido): Terrível é saber que, em situações de crise, estes discursos tendem a tornar-se normais. Ora, isto de os Anormais serem a Norma não é, desculpai, bom sinal!

Coimbra, 02 de Agosto de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http//www.iol.pt.]

Sem comentários: