Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tertúlia com Futuro dito


Fui convidado pelo Carlos Manuel Batista a participar num colóquio –assumidamente apartidário - sobre a Juventude e a Política. A (boa) ideia do Carlos Manuel foi desafiar a comunidade ribeirapenense, sobretudo os mais jovens, para a discussão do presente e do futuro do concelho (e, numa perspectiva mais compreensiva, da região, do país, do mundo).
O evento teve lugar no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, a 18 de Julho, pelas 21h30m.
O meu discurso durou, conforme prometera já ao organizador, doze minutos a ler. [Publicá-lo-ei neste blogue assim que o passe a letra de forma.] Defendi, no meu escrito, à boleia de um magnífico poema de Mário Henrique Leiria, que a atitude de estar/ficar à espera que as coisas aconteçam é, quase sempre, um erro e um perigo.
Foi interessante perceber, na assistência, a consensual vontade de pensar seriamente, lucidamente, asseadamente, a política – essa nobre actividade muitas vezes confundida com porcarias hodiernas de políticos (?) hodiernos.
Vi jovens homens e mulheres (ainda há pouco meninos e meninas que conheci na Escola) debitando opiniões inteligentes e angústias legítimas. Vi uma mocidade ousando sonhar com um Portugal mais justo e mais limpo. Vi candidatos à Câmara Municipal de Ribeira de Pena dirimindo, de modo civilizado, argumentos e propostas. Vi, a meu lado (na mesa dos oradores), jovens de diversas áreas académico-profissionais com ideias muito frescas e muito pertinentes.
O sumário que me ocorreu para uma noite (tão) bem passada foi este: o pensamento em acção é mesmo uma poderosa vacina contra a indiferença. O contrário, digo eu, de estar/ficar à espera.

Ribeira de Pena, 19 de Julho de 2013.
Joaquim Jorge Carvalho

[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.ribeiradepenaontemehoje.blogspot.pt.]

Sem comentários: