Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

domingo, 22 de agosto de 2010

Ilhas Desertas Vistas de Longe


O velho turista vê, da praia, as Desertas. São como três folhas de papel amarrotado e deitado ao mar. O homem vê-as há mais de 30 anos. A nitidez com que as divisa depende, desde sempre, da claridade do dia. Hodiernamente, depende também das dioptrias amovíveis que socorrem o ofício olhador.
Entretanto, o tempo. Cada vez se torna mais improvável, para o turista anual, pisar uma vez que seja aquelas ilhas vistas de longe.
Talvez não seja mau. Talvez haja lugares que se amem melhor assim, livres dos nossos pés concretos e dos nossos olhos excessivamente conspícuos.

Funchal, 19 de Agosto de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho

1 comentário:

Paulo Pinto disse...

Visitantes em grande número numa pequena ilha significa necessidade de infra-estruturas: um bar para matar a sede, talvez um restaurante para matar a fome, uns sanitários para as outras necessidades fisiológicas serem satisfeitas com conforto, electricidade, água canalizada, fornecimento de víveres e consumíveis, etc. Significa também ruído, e lixo. Já visitei ilhas com características parecidas - a Berlenga e as Cíes - e, mesmo admitindo que a grande maioria dos visitantes procura perturbar o menos possível o equilíbrio da natureza, torna-se evidente que esta dispensaria bem a presença humana... Que as Desertas continuem a ser o que são!
Um abraço e um bom final de férias.