Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fotografias antigas (notas a sépia) - 1


A Cópia

O Tó estava a fazer não sei o quê com um caderno e um livro na mesa da sala. Era talvez Dezembro de 1968, não mais que cinco da tarde. O irmão do Tó perguntou-lhe:
- Não vens, Tó? Eles já estão à nossa espera.
Verdade. Os nossos amigos (Luís, Rui, Helder, Júlio, Mário, Zé Paulo, Jaime …) estavam no campo da Escola do Casal Ferrão, ali onde é agora o Lidl. O Tó disse-me:
- Vou já. Só me faltam duas linhas.
Impaciento-me.
- Mas o que é que estás a fazer?
- Uma cópia – respondeu o Tó.
- O que é uma cópia?
- É passar estas palavras para o caderno.
- Ah! – quase percebi. – Tens de pôr no teu caderno a mesma coisa que está no livro?
- Tenho.
Pus-me a reparar melhor no movimento do lápis fraterno. Detectei diferenças entre as letras impressas e as que manuscreviam.
- Mas o que estás a escrever não é igual ao que está no livro …
- É, pois. Só que a gente escreve a mesma coisa de maneira diferente.
Fiquei-me ali a pensar. Como é possível escrever-se a mesma coisa à nossa maneira?
Depois, o Tó leu em voz alta para a minha mãe e eu encantei-me com uma história simples que envolvia uma casa e uma menina a falar da sua escola. Era uma história, digamos assim, de outra pessoa contada como se fosse a do Tó ou, num futuro qualquer, a minha.
Eu tinha cinco anos e acabara de provar o fruto, apetecido para sempre, da literatura.
A seguir, fomos enfim jogar futebol e a minha mãe tratou da sopa com a habitual serenidade.

Ribeira de Pena, 17 de Setembro de 2012.
Joaquim Jorge Carvalho

[Ando a escrever (demoradamente) um romance. Entretanto, apeteceu-me  iniciar um conjunto de notas biográficas a que decidi chamar “Fotografias antigas (Notas a sépia)”. Ilustrarei, em devido tempo, estas linhas com fotos dos mundos que fui vivendo. Provisoriamente, ficará a ilustrar o texto esta foto colhida, com a devida vénia, em http://www.envolverde.com.]

Sem comentários: