Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Despesa Social


Ouvi o Dr. Miguel Beleza, eminente economista da nossa contemporaneidade, perorar, na TSF, sobre a lusa crise de finanças públicas. Segundo o especialista, a solução passa por cortar na chamada "despesa social". Bondosamente, o ex-ministro disse que bem sabia da dor que tal causaria nas camadas mais desfavorecidas da nossa população, mas - hélas - não via alternativa.
Eu estou de acordo com este exemplaríssimo senhor, de um ponto de vista fonético. Também eu acho que o segredo passa por cortar na "despesa sucial".
Reparastes? Escrevi voluntariamente "sucial", e não "social".
Porque me parece mais justa e eficaz a medida de cortar nessa despesa que uma "súcia" obscena de privilegiados representa para o Estado: falo dos beneficiários das reformas milionárias (às vezes, duplas e tripas, quase sempre precoces) de altos funcionários, das mordomias de administradores glutões, dos bónus pornográficos de altos gestores, da fuga offshórica aos impostos, dos impiedosos juros cobrados por bancos. Etc, etc, etc.

Sumário: cortemos na despesa sucial, sim - e já!

Ribeira de Pena, 15 de Setembro de 2010.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.universohq.com.]

2 comentários:

Paulo Pinto disse...

Esse senhor já se fez notar em muitas ocasiões pelas suas intervenções mediáticas pontuadas por um certo sentido de humor negro, comprazendo-se em soltar frases bombásticas ou mesmo chocantes sobre as receitas para resolver as crises globais ou sectoriais. A atitude sarcástica que patenteia em relação aos pobres e remediados da nossa sociedade contrasta com o silêncio a que vota os abusos obscenos que referes.

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Isso mesmo, Paulo. E esse silêncio é também obsceno!