Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Regresso luminoso


Um casal de quase 70 anos chegou hoje a Coimbra, depois de 23 anos ausente do seu (nosso) País. Foi, vista à época, uma aventura inesperada e um pouco imprudente: já quarentões, sentiram o chão económico fugir-lhes sob os pés e, nada tendo a perder, lá emigraram para a Alemanha. 
Aí, sofreram as saudades consubstanciais à própria ideia de emigração portuguesa, o frio germânico, a antipatia - larvar, latente ou sem-cerimónias - dos anfitriões, a insegurança dos lugares não familiares, a brutidade da inóspita língua. 
Resistiram, apesar do recorrentes desânimo, das fatais lágrimas, da incontida revolta. E, chegada a idade da reforma, puderam enfim regressar. 
Falo-vos do meu tio Carlos e da sua esposa (por afinidade, minha tia) Regina. Já estão em casa, ali pela Urbanização do Loreto, em casa arrendada já no Verão. Eles bem tinham dito, no final de Agosto, à hora de voltarem para a Alemanha: "Se Deus quiser, lá para Novembro, já cá estamos..."
Deus quis. Já cá estão. Quando soube da luminosa notícia, fiquei feliz, como se eu próprio estivesse de regresso a Coimbra.
Provavelmente não lerão este textinho, mas eu hei-de transmitir-lhes de viva voz esta profunda cumplicidade e esta sincera alegria. Bem-vindos!

Arco de Baúlhe, 22 de Novembro de 2018.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em http://www.yellowbustour.com.]

Sem comentários: