Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sábado, 24 de agosto de 2019

Encontro com o Mar



Sábado, 24. Primeira (quiçá única) vez em que estou na praia, junto ao amado Mar, neste Agosto traiçoeiro de 2019. Em vez de Machico amável e remansoso, a tropa de lidar com o aneurisma da Irmã, a dependência quase absoluta da Mãe, a administração da crise começada a 23 de Julho, à noite. 
Há muito que acredito na bondade do pudor. Tento manter os outros afastados das dores mais íntimas e sinto até nojo da exibição lingrinhas de desgostos pessoais (do género “Tenham pena de mim! Tenham muita pena de mim!”). Não estou aqui, pois, para vos lavrar a acta previsível do sofrimento. Ao contrário, venho celebrar o egoísmo de cinco hora quase só minhas, na praia da Tocha, diante do oceano que magicamente é o mesmo onde mergulho, no tempo ideal, na Madeira, com a MP ao lado. 
À hora em que escrevo, reli já umas setenta páginas de O Mundo é pequeno, de David Lodge, comi uma fatia de piza e molhei os pés na fria (mas revigorante) água que marulha em frente. Chamaria a este tempo um tempo de felicidade, não fosse a velhice da Mãe e a situação melindrosa da F, no hospital. 
Mais logo, quando visitar a minha Irmã, talvez lhe fale da Tocha, terra para onde ela irá fazer a sua reabilitação física e intelectual. Prometer-lhe-ei, hoje ou mais tarde, que lá voltaremos, aí por Julho de 2020, se estivermos todos vivos, para andarmos na areia e e depois comermos frango assado. 
Entretanto, embala-me ainda este areal amplo e limpo, este amado Mar e esta ilusão do tempo parado no minuto ideal. 

Praia da Tocha, 24 de Agosto de 2019. 
Joaquim Jorge Carvalho 
[Fotos JJC]

1 comentário:

Paulo Pinto disse...

Os anos avançam e, pouco a pouco, a doença e a morte vão apertando o cerco. Nada é eterno e daqui nada levaremos. Vivemos - todos nós - essa realidade de maneiras muito diversas, porque somos diferentes e as nossas vidas e experiências foram diferentes. Perder entes queridos é penoso, mas mais penoso ainda é sofrer com o seu sofrimento. Mas contra isso pouco podemos. Que os males se mantenham longe dos teus e que toda a dor te seja passageira e leve! Um sportinguista é, por definição, uma pessoa que resiste a todas as tempestades! Um abraço, caro amigo.