Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Metodologia de Mestre

Naquela tarde, na Galileia, Jesus explicava aos seus futuros apóstolos o delicado conceito da generosidade. Era Verão, o Sol queimava, rareava a água e pouca brisa corria por aquele vale onde se haviam sentado. Os aspirantes a Santo bocejavam disfarçadamente. Nem o entusiasmo de ouvir a voz de quem muitos já chamavam “o Escolhido” resistia ao cansaço da jornada e à vontade de encontrar, com urgência, um lugar fresco para repousar, uma mesa cheia de água e pão ou frutos que pudessem provar. O Mestre não ficara imune a esta fadiga e a esta impaciência e ia acrescentando ao discurso comparações cheias de sentido, metáforas cheias de cor, parábolas cheias de moralidade. Mas Pedro, a cada instante, encolhia os ombros e murmurava: 
- Não percebo. 
Jesus suspirava. Eram já quatro, cinco as vezes em que Pedro parecia ficar pelo caminho. Sem desistir, Jesus novamente perguntava: 
- Mas queres perceber? 
Pedro dizia: 
- Sim, Mestre. Gostava de perceber o que dizes. 
E Cristo voltava à lição. Dividia as etapas da sua exposição, apercebendo-se a tempo da emergência de uma dúvida, de uma palavra por esclarecer, de um nexo de conteúdo por descobrir. Embora fosse um recente Deus, ainda sem licenciatura nem estágio profissional, intuía a necessidade de encontrar estratégias para tornar mais clara a lição e para colher do aprendente a atenção, a energia e a inteligência necessárias ao ofício da aprendizagem. 
Até que em Pedro se fez luz e um sorriso se lhe desenhou no humilde rosto. Disse então comovidamente: 
- Obrigado, Mestre. Já entendi. E Teu é o mérito de eu ter aprendido. 
Ora, Cristo via bem que o sucesso educativo tinha sempre, a par da ideia da partilha do Saber, o pressuposto de dois lados interessados. E por isso retorquiu, sem disfarçar a comoção: 
- Obrigado, Pedro. Também eu, como vês, te agradeço, pois de nós ambos é o mérito de aprenderes.

Ribeira de Pena. 04-12-2019.
Joaquim Jorge Carvalho
[A imagem foi colhida com a devida vénia, em www.interest.com.]

Sem comentários: