Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sábado, 31 de dezembro de 2022

2023: Carpe diem

 

2023, convenhamos, é apenas um número mais, espécie de sinal ao fundo da curva para a nossa viagem de existir. Um pouco como os séculos, as datas de nascimento, os anos da idade que vamos tendo, as folhas amarelas anunciando o Outono, as folhas verdes recuperando a Primavera. Sinais, sinais, sinais, sinais, sinais. 

Mas precisamos destas evidências para balizar as nossas vidas, equacionar passado-presente-futuro. Com a maturidade, estes marcos assumem maior peso (físico e simbólico) e certa pergunta simples que nos fazemos, tantas vezes, passa a questão determinante: “Quanto tempo temos ainda?”

Deste fundo de onde olho para cima, é urgente que cada um de nós eleja, cuidadosamente, objectivos formosos e honestos, à altura do que somos e do que queremos ser – e buscá-los.
É urgente aproveitar o tempo. Porque, recordai, o tempo não é bem nosso; é-nos dado ou roubado, num instante, por um poder exterior à nossa vontade e ao nosso entendimento. Mas está em nossas mãos, na maior parte dos casos, fazer do tempo que temos uma experiência bela e gratificante. Não necessariamente fácil ou confortável, atenção, mas digna de nós.
Desejo-vos um bom ano de 2023, ó contemporâneos. Ainda haverá tempo para a felicidade!

Coimbra, 31 de Dezembro de 2023.
Joaquim Jorge Carvalho

[A imagem (quadro de Dali) foi colhida, com a devida vénia, em almanaqueliterario.com.]

Sem comentários: