Bússola do Muito Mar

Endereço para achamento

jjorgecarvalho@hotmail.com

Número de Ondas

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Parabéns, minina Vânia: cantam as nossas almas

 


Preciso que leves a sério o que te vou dizer, pá. Faz de conta que estou a morrer e que tenho urgência em te dizer o essencial, nos poucos minutos (quiçá segundos) que me restam. Que te direi, logo hoje, que é dia do teu aniversário? Parabéns & felicidades, claro (o mais óbvio). Mas também que és a mais importante realização da minha vida (em parceria com a extraordinária Mãe que te ofereci). Já tens idade para saber que a vida não é uma estrada plana, recta e segura; que um mundo só com facilidades apenas existe nos livros ou filmes mais fraquinhos; que há valores muito maiores que os do dinheiro, do poder ou do estatuto social; que o contrário de desistir é persistir e resistir; que vale a pena sonhar com aparentes impossíveis e tentar atingi-los pela via do trabalho honesto; que é sempre preciso distinguir o essencial do acessório; e, já agora, que o amor dos Pais é como um céu (carregado ou leve, limpo ou enevoado, claro ou escuro, sereno ou trovejando, diurno ou escondido na noite) que nunca se vai embora e está sempre pertinho de ti. 

Preciso que leves a sério o que te vou dizer, pá. Faz de conta que estou a morrer e, no pouco tempo que me resta, te quero dizer o essencial sobre o que somos (tu, a tua mãe, eu). “Que é que nós somos?”, perguntava-te eu há umas décadas; e a menina que eras respondia, com a força (eterna) dos seus dois-três anitos: “Uma família!” Sabes? Talvez nem fosse preciso que crescesses tão bem (em inteligência, cultura, beleza, carácter) para se perceber que resultaste numa obra grande e certa. Por mim, sinto-me muito grato a todos os deuses por teres devindo o que (nos) és. E, aqui entre nós, deve ser pecado sentirmos tanto orgulho em ti, ó miúda nossa! 

Leva a sério o que te digo, pá. Faz de conta que nunca morreremos. Guarda bem este beijinho de hoje – e continua a tua obra linda, linda. Isto é: a tua linda, linda vida. (E viva o Sporting!) 

Parabéns, leoa do papai e da mamãe! 


Coimbra, 02 de Setembro de 2022. 

Joaquim Jorge Carvalho (& MPC)

1 comentário:

Anónimo disse...

Que nonito!
Não tenho palavras. Um grande beijinho família linda e amiga. 🖤